Nossas marcas

Autoexame e prevenção do câncer de mama no Brasil

|
03 de out de 2023

O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres em todo o mundo. Em 2023 a estimativa é de que surgiram 66.280 novos casos. Apesar da gravidade, a prevenção desempenha um papel fundamental na luta contra essa enfermidade.

Mas o que é o câncer de mama?

A doença passa a se desenvolver quando as células normais do tecido mamário sofrem alterações genéticas e se tornam anormais.

Essas células se dividem e se multiplicam de maneira desordenada, formando um tumor que com o tempo pode crescer e se espalhar para outras áreas do seio ou para órgãos distantes do corpo, por meio do sistema linfático ou do sistema circulatório. Isso é chamado de metástase.

Quais são os fatores de risco?

Existem diversos fatores que podem aumentar a chance de desenvolver a doença como sexo e idade, histórico familiar (mãe, irmã ou filha), mutações genéticas nos genes BRCA1 e BRCA2, histórico pessoal de câncer de mama, exposição ao estrogênio, primeira gravidez tardia ou ausência de gravidez, consumo de álcool, obesidade, exposição à radiação, menstruação precoce ou menopausa tardia.

Lembrando que ter um ou mais desses fatores de risco não significa necessariamente que alguém desenvolverá câncer de mama, no entanto, ter conhecimento pode ajudar na conscientização e na adoção de medidas preventivas, como exames regulares e mudanças no estilo de vida.

Quais as alterações sentidas?

Ao realizar o autoexame, a mulher poderá sentir um nódulo sólido no seio, alterações na textura da pele como rugosidades, enrugamentos ou ulcerações. Os exames clínicos são extremamente importantes para reconhecer alterações não palpáveis.

Além dos sintomas físicos, gera um impacto emocional significativo, causando ansiedade, medo e estresse.

Os desafios na prevenção da doença no Brasil:

Apesar dos avanços tecnológicos voltados para diagnóstico e tratamentos, os desafios são vários:

A falta de conscientização sobre a doença, muitas mulheres ainda não sabem sobre fatores de risco e prevenção.

Dificuldade de acesso a exames de rastreamento como a mamografia, por exemplo. Especialmente entre mulheres que moram na zona rural e de baixa renda.

Somente através de informações essenciais que o número de casos da doença será reduzido em nosso país.

Cosméticos naturais estão completamente ligados à saúde:

Reduzir a exposição do organismo a componentes nocivos encontrados nos cosméticos é de suma importância em qualquer fase da vida.

Os produtos que fazem parte da curadoria especializada Biouté são completamente livres de derivados de petróleo, metais pesados, disruptores endócrinos, testes em animais, entre outras substâncias químicas nocivas.

Vão auxiliar no fortalecimento e regeneração da pele e cabelos de uma forma totalmente nova.

Como tratar?

Não existe uma maneira de prevenir completamente o câncer de mama, mas algumas medidas podem auxiliar na redução do risco:

Primeiramente: não deixe o autoexame de lado! A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura que chegam a 95%.

Um estilo de vida ativo, alimentação saudável com baixo consumo de álcool, manterá seu corpo fortalecido e protegido contra diversas enfermidades.

Visitar seu médico com frequência, e solicite os exames de mama de acordo com sua idade.

Para quem está enfrentando a doença, o tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal. O paciente e o médico vão decidir qual o caminho a tomar individualmente.

Seja suporte emocional!

O diagnóstico de câncer de mama é emocionalmente desafiador, ser suporte emocional para quem está enfrentando esse desafio será de grande importância. Existem diversos grupos de apoio as pacientes, família e amigos.

Lembre-se que você não está sozinho! E mulher: se toca!

Fonte: INCA, SIM e SINC.

Esse conteúdo foi elabora por Débora Schmidt especialmente para o Blog Biouté.


Assine nossa news

Faça parte das 50 mil pessoas que recebem nossas novidades e promoções em primeira mão

    captcha

    Fale com a Biouté no WhatsApp