Saiba os vários benefícios dos óleos vegetais para a sua pele e cabelo, levando você a se importar e cuidar mais com esses produtos naturais.

Você sabe quais são os benefícios dos óleos vegetais para sua pele e cabelo? Quanto mais natural for o produto, melhor os benefícios para o nosso corpo. Porém, pouquíssimas pessoas sabem sobre os ganhos ao utilizar os óleos vegetais, e estamos aqui para descomplicar e te ajudar a descobrir tudo sobre esses produtos que estão cada vez mais ganhando espaço na rotina de cuidados de muitas pessoas. Vem conferir!
O que são óleos vegetais?
Simplificando, os óleos vegetais são nada mais do que gorduras extraídas de várias partes das plantas, como raízes, flores, polpa, folhas, caules e sementes. Tais partes são matérias-primas para a retirada dos óleos vegetais. Contudo, o processo de extração se dá quase que exclusivamente das sementes.
Sendo assim, os óleos vegetais podem ser retirados de qualquer vegetal. Entretanto algumas plantas são mais utilizadas, e cada óleo vegetal possui propriedades específicas para diversas finalidades, como cosméticos.
Aqui na Biouté alguns de nossos produtos utilizam os óleos vegetais de de jojoba, rícino e amêndoa doce que são ricos em diversos ganhos para a pele e cabelo. Vem conferir cada um desses óleos e seus benefícios com a gente.
Benefícios dos óleos vegetais: Jojoba, Rícino e Amêndoa
Como já mencionado antes, os óleos vegetais possuem muitos benefícios. Em cosméticos, eles podem hidratar a pele e o cabelo, fornecer vitaminas, tratar alergias e feridas. Além disso, cada semente de planta possui benefícios diferentes para o corpo e cabelo do óleo que é extraído. Vamos conferir nossos óleos queridinhos:
Óleo vegetal de Jojoba
O óleo de jojoba é extraído da jojoba, uma planta nativa da América do Norte. O fruto dado pela jojoba é parecido com um feijão, e a partir desse fruto há o grão da jojoba, onde é possível extrair o seu óleo.
Em geral, o óleo de jojoba é composto por vitaminas A, B1, B2 e E, ácido mirístico, mas sua composição é quase que exclusivamente dada pela ceramida. A ceramida proporciona um potente aumento da capacidade de retenção hídrica da pele, contribuindo para a hidratação e suavidade. Além das propriedades da ceramida, a vitamina E presente no óleo tem efeito antioxidante e o ácido mirístico proporciona ação anti-inflamatória e protege de irritações.
Já para o seu uso em cosméticos, a jojoba é ótima principalmente relacionada no controle de produção de sebo da pele, ajudando a prevenir o surgimento de acnes, pois a pele fica menos oleosa e auxilia no controle da umidade, mantendo-a hidratada.
No couro cabeludo isso não seria diferente. Quando a limpeza não é feita adequadamente, começa a surgir o sebo encravado no couro cabeludo, que impede o crescimento dos fios. Neste caso, além do óleo de jojoba ajudar no crescimento dos cabelos, o óleo dissolve esses sebos encravados, desobstruindo e oxigenando a região, e assim, poderá fazer com que o cabelo cresça.
Óleo vegetal de Rícino
Curiosamente, o óleo de rícino é extraído da semente da mamona, componente derivado da mamoeira. Este não é tóxico como as sementes de mamona, pois a substância nociva, a ricina, não é solúvel em óleo, sendo separada durante o processo de extração. Este óleo é famoso por seus ganhos no combate a fungos e bactérias que impedem o crescimento do cabelo. Sendo assim, o óleo de rícino é muito usado no auxílio ao crescimento capilar.
Além disso, o óleo de rícino é muito utilizado para promover a hidratação, elasticidade e maciez da pele. Ele ajuda a suavizar a pele seca e irritada, sendo rapidamente absorvido, e estimula a produção de colágeno, reduzindo rugas e estrias.
E não para por aqui! Ele também é ótimo para o relaxamento do corpo e para curar inflamações, como artrite, proporcionando uma sensação de bem-estar.
Óleo vegetal de Amêndoa Doce
Para finalizar nossa série de indicações de óleos vegetais e seus benefícios para a pele e cabelo, temos o óleo de amêndoas doce, que é um óleo vegetal extraído, obviamente, da amêndoa, apresentando diversos benefícios à saúde.
Primeiramente, o óleo de amêndoa doce tem o benefício de auxílio ao combate a estrias e previne rugas, tornando a pele mais macia e suave. Além disso, a presença de vitamina E ajuda em uma ação anti-inflamatória que melhora a pele quando irritada, desinflamando-a. Para facilitar a absorção na pele, a melhor maneira de se aplicar o óleo de amêndoas é após o banho, quando os poros estão mais abertos.
Para os cabelos, o óleo de amêndoa doce é ótimo para quem sofre de descamação do couro cabeludo, ajudando na hidratação com a oleosidade da substância, evitando essa descamação.
Por ser um óleo ótimo para peles descamadas e secas, pessoas com pele oleosa devem evitar a aplicação do óleo de amêndoas.
Nossa infusão divina!
E para quem quer um óleo mais completo e repleto de benefícios combinados, trazemos uma ótima indicação: o nosso óleo corporal e capilar Infusão Divina.
O óleo Infusão Divina da Florame, marca francesa, possui uma textura seca e sedosa em uma composição única: são 30 óleos, incluindo jojoba, rícino e amêndoa doce, que celebram os 30 anos de expertise, a serviço da beleza da pele e cabelos, sempre mais orgânicos, mais concentrados, mais eficientes. Esse óleo é uma combinação dos óleos vegetais orgânicos protetores e nutritivos com a eficácia dos óleos essenciais, que são inestimáveis aliados na revitalização e tonificação.
Além disso, tem eficácia instantânea comprovada na melhoria do brilho do cabelo, ressecamento da pele do rosto, ressecamento da pele do corpo, e na flexibilidade da pele do corpo. É um óleo anti-desidratação, calmante, nutritivo, reparador, antioxidante e muitas outras propriedades.
Agora você já conhece todos os benefícios dos óleos vegetais para a pele e cabelo, né? A gente espera que você tenha pegado tudo! Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!