5 óleos vegetais para restaurar e proteger os fios

Quem está acostumado com o universo de cuidado natural, ou simplesmente procura uma alternativa para deixar os fios mais resistentes e protegidos, alguma hora acaba topando com uma sugestão inusitada: a de usar óleos vegetais.


Mas por que óleos vegetais?


Ao contrário dos óleos minerais e outras misturas para cabelos (que contém óleos vegetais, mas também contém óleos minerais e outros aditivos), usar óleos vegetais é natural e perfeitamente seguro para os fios - pois eles não entopem os poros quando em contato com a pele, nem interferem no funcionamento normal da cutícula do fio!


Ao contrário, o uso de óleos vegetais apenas traz benefícios, pois eles potencializam a absorção de vitaminas e nutrientes e criam uma camada de proteção saudável, mantendo os fios protegidos, nutridos e saudáveis. Vamos conhecer alguns?


Óleo de Abacate


Considerado um superalimento, o abacate é o favorito de quem gosta de levar uma vida light sem perder a emoção. Versátil, rico em nutrientes e repleto de óleos benéficos para o corpo, ele é um complemento saudável para qualquer prato. Mas seus benefícios não param por aí!


Quando usado no cabelo, o óleo de abacate atua como reparador para fios danificados, já que é repleto de proteínas e ajuda a restaurar a fibra capilar. Rico em vitaminas, ele também nutre e protege o couro cabeludo, auxiliando no crescimento fortalecido e garantindo uma hidratação intensa e duradoura. É um dos óleos mais indicados para cabelos secos ou danificados!


Óleo de Jojoba


Extraído das sementes de jojoba, o óleo de jojoba é indicado para cabelos crespos e cacheados. Rico em vitaminas A, E e ceramidas, ele é um poderoso emoliente e hidratante que ajuda a dar forma, brilho e controle para os cachos. 


Também atuando no couro cabeludo, esse óleo utiliza sua poderosa propriedade anti-inflamatória para liberar os poros e auxiliar no crescimento saudável do fio, promovendo brilho, nutrição e ainda controlando o frizz!


Óleo de Amêndoa Doce


Um óleo muito procurado para massagens corporais, o óleo de amêndoa doce é um dos mais ricos em vitaminas que existem! Excelente hidratante e reparador da pele, ele pode atuar diretamente no couro cabeludo - recuperando a superfície danificada, e ajudando a corrigir e prevenir a caspa.


Além disso, suas propriedades hidratantes e emolientes penetram diretamente no fio, auxiliando na reparação de pontas duplas e recuperando cabelos que foram danificados pelo sol ou poluição. O uso do óleo de amêndoa doce é indicado principalmente para fios secos, danificados ou com pontas duplas. 


Óleo de Rícino


Muito conhecido no mundo dos tratamentos capilares naturais, o óleo de rícino é notório pela sua capacidade de estimular o crescimento do cabelo. Isso porque, em contato com a superfície da pele, ele estimula a circulação - aumentando a quantidade de nutrientes recebidos pelos fios e, como consequência, estimulando seu crescimento.


Além disso, o óleo de rícino é rico em ácidos graxos, sais minerais e vitamina E! Esses componentes não só auxiliam no crescimento saudável dos fios, mas também ajudam a controlar a oleosidade, combater a caspa e diminuir a queda de cabelo!


Óleo de Rosa Mosqueta


Um conhecido óleo para tratamento facial, o óleo de rosa mosqueta é um poderoso aliado para fios que precisam de hidratação intensa. Rico em ácidos graxos, vitaminas e ômegas 3,6 e 9, ele possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que hidratam, protegem e estimulam o crescimento dos fios!


Excelente para realizar a nutrição capilar, o óleo de rosa mosqueta devolve o brilho e vitalidade aos cabelos, também agindo como reparador de pontas e anti-frizz. Além disso, ele também ajuda a controlar a caspa, já que restaura e protege o couro cabeludo de agressões externas!


Mas como usar os óleos vegetais na minha rotina capilar?


Os óleos vegetais podem ser usados de diversas maneiras na rotina de cuidado com o cabelo. Alguns de seus usos incluem:


  • Pré-shampoo
  • Complemento à hidratação ou máscara
  • Complemento ao leave-in
  • Reparador de pontas
  • Finalizador
  • Proteção para os fios na praia/piscina
  • Umectação

Para usar os óleos vegetais corretamente, o primeiro passo é descobrir o que o seu cabelo precisa! Depois, basta usá-los da maneira que você sentir mais confortável - seja adicionando o óleo à sua máscara de hidratação e leave-in, ou usando-o puro para proteção, reparação ou hidratação.


Conheça-se bem, e procure sempre os ingredientes mais naturais para cuidar de você com saúde e responsabilidade - e é claro, conte com a Biouté para encontrar exatamente o que precisa para os seus fios!