6 tipos de embalagens ecológicas para adotar em sua rotina de autocuidado!

Quando procuramos por alternativas naturais, pode ser muitos os motivos: desde a preocupação com a sua saúde até a preservação do meio-ambiente, são muitos os pontos positivos de se optar por cosméticos que carregam mais da natureza em si.


Mas sabia que existem outras formas de cuidar de você e do meio ambiente através dos cosméticos?


Apesar de ser importante se atentar à composição do seu cosmético, essa não é a única coisa que influencia em sua sustentabilidade! A embalagem, que geralmente é a primeira coisa a nos chamar a atenção, também é um dos componentes que mais passa despercebido na hora de escolher a opção mais eco


A geração de lixo plástico é um grande problema do mundo moderno: criado em 1907 pelo químico belga Leo Baekeland, o plástico sintético é um produto feito à base de petróleo, e pode demorar mais de 500 anos para se decompor - o que significa que o primeiro produto plástico criado no mundo ainda está por aí, em algum lugar! E além de sua produção não ser nada sustentável (pois o petróleo é um recurso finito e poluente), isso também causa diversos prejuízos ambientais, desde a morte de animais até a obstrução de ecossistemas inteiros, principalmente no oceano!


Além disso, o plástico também pode fazer mal para você: alguns produtos naturais, como os óleos essenciais, são muito sensíveis e reagem facilmente com os elementos ao seu redor. Apesar de não se degradar com facilidade, embalagens plásticas liberam substâncias que podem alterar a qualidade do produto, e interferir no resultado final!


Sabendo de tudo isso, diversas marcas já propõem alternativas mais sustentáveis e saudáveis para resolver esse problema. E o melhor de tudo, é que embalagens são produtos muito versáteis - o que significa que existem vários jeitos de torná-las sustentáveis, e todos eles podem trazer benefícios tanto para o meio ambiente, como para você! Vamos conhecer?


Embalagem Biodegradável


Dizemos que uma embalagem é biodegradável quando ela é capaz de se decompor natural e rapidamente - contornando um dos principais problemas do plástico sintético, que é sua permanência prolongada no ambiente. Mas apesar de parecer simples, existem diversas maneiras de tornar uma embalagem biodegradável: desde sua produção com ingredientes naturais, até a adição de químicos que aceleram a decomposição do plástico comum.


Embalagem de Papel Reciclado


Um dos tipos mais conhecidos e populares de reciclagem, o papel reciclado serve para muitas coisas - e uma delas é a fabricação de embalagens! Além de contribuir com a diminuição da geração de lixo, ele também não polui o meio ambiente, pois se degrada rápido e não deixa resíduos tóxicos para trás! 


Embalagem de Fibra de Coco


Com a popularidade crescendo nos últimos anos, a fibra de coco possui diversos usos. Apesar de o mais conhecido ser o famoso vasinho de plantas de fibra de coco (que é ótimo para as plantas!), embalagens deste material também estão se tornando mais comuns devido ao baixo custo, além de ser um dos materiais mais seguros e que menos reagem com os ingredientes dos cosméticos.


Embalagem de Cana de Açúcar


Embalagem preferida da Urtekram (que você pode conferir aqui), a embalagem de Cana de Açúcar utiliza os restos da cana para produzir uma embalagem biodegradável, sustentável e que utiliza fontes renováveis! A cada tonelada de cana de açúcar, duas toneladas de CO2 são removidos do ar, e a produção orgânica auxilia na preservação do meio ambiente em diversos países - inclusive no Brasil!


Embalagem com Refil


Popular, fácil de usar e excelente para economizar: a embalagem com refil é aquela que você compra o recipiente uma vez, e depois basta recarregá-lo para continuar usando! Essa opção, além de ser mais ecológica por diminuir (muito) a quantidade de lixo, também é a melhor para o bolso - pois o refil não tem o custo da embalagem, e acaba saindo por menos.


Além de ser uma alternativa sustentável para continuar usando seus produtos favoritos sem desembolsar tanto, também é uma oportunidade de investir naquela embalagem chiquérrima para decorar o ambiente!


Embalagem reutilizável


A mais versátil de todas as alternativas, a embalagem reutilizável pode vir de diversas formas, mas pode ser definida como qualquer embalagem que você possa utilizar para outro propósito, depois que seu conteúdo original acabar! 


Alguns exemplos são embalagens de vidro, popularmente reutilizadas como recipientes ou decorações para a casa, e embalagens de pano, que podem ser utilizadas diversas vezes como você quiser! Tais alternativas são consideradas ecológicas porque sua produção não afeta o meio ambiente - e se você não quiser mais usá-las, cada uma possui uma forma de descarte apropriada e que não deixa impactos no meio ambiente.


Como posso começar minha jornada com embalagens sustentáveis?


Para começar a tornar seus hábitos mais sustentáveis, basta ter este objetivo em mente quando for comprar uma make ou produto novo, e conhecer bem os diferentes tipos de produtos que podem influenciar na sua decisão!


Aqui na Biouté, estamos sempre pensando em como tornar a jornada para a beleza mais natural, orgânica e ecológica - e por isso você encontra tudo o que precisa para a sua rotina diária aqui com a gente!


Desde produtos para o banho, rotina de skincare, maquiagens veganas e ecológicas e até produtos para a casa e o seu pet, temos uma alternativa mais natural e sustentável para tudo o que você precisar. Agora é com você, mas não se esqueça: na missão de tornar o mundo um lugar mais verde e saudável, estamos todos juntos!