Aromaterapia e doenças respiratórias: como os óleos essenciais podem ajudar no tratamento

Quando a primavera chega, você fica mais sensível e suscetível a alergias? Tosses, espirros, irritação no nariz, entre outros sintomas, são muito comuns com as mudanças de temperatura e estação, principalmente quando a das flores começa.
Isso porque durante a primavera ocorre o processo de polinização; os grãos de pólen se espalham pelo ar com mais intensidade, agravando as doenças respiratórias. Nesse caso, a aromaterapia pode ser uma boa aliada e diminuir esses efeitos sem que você precise recorrer aos anti-histamínicos. 

O que é aromaterapia e por que ela pode ajudar no tratamento de doenças respiratórias

A aromaterapia é uma técnica que utiliza os óleos essenciais - retirados de raízes, folhas, ervas, flores - para ajudar no equilíbrio do corpo e da mente. Seus benefícios são muitos, capazes de diminuir a ansiedade, a depressão, dores de cabeça e trazer mais motivação e energia para o dia a dia. 

Isso se dá porque os aromas estão ligados ao nosso sistema límbico, área responsável por regular nossas emoções. Ao inalarmos um óleo essencial específico ou a mistura de alguns, o sistema dispara neuroquímicos que podem sedar, provocar uma sensação relaxante ou estimulante. 

Por isso a aromaterapia proporciona muitos benefícios para nossa saúde e tem sido cada vez mais buscada e utilizada pelas pessoas. A técnica, quando usada para fins respiratórios, pode dilatar as vias respiratórias e facilitar a passagem do ar. 

Muitos dos óleos essenciais atuam como antibacterianos e antimicrobianos naturais, ajudando a combater bactérias, vírus, mofos e fungos, dando uma bela fortalecida em nosso sistema imunológico. 

Mas para que a aromaterapia seja efetiva e ajude a diminuir os sintomas das doenças respiratórias é preciso estar atento aos óleos essenciais que serão usados. Nem todos são benéficos e podem ser usados nos tratamentos.

Como usar a aromaterapia para tratar a rinite

Segundo dados divulgados no ano passado pela Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), cerca de 40 milhões de brasileiros sofrem de rinite. Como muitos sabem, os anti-histamínicos, remédios muito usados no tratamento da rinite pode causar sonolência, dificuldade de concentração e afetar atividades como estudar, trabalhar e dirigir. Neste caso, a aromaterapia pode ser uma boa aliada para o tratamento da doença. 

O óleo essencial de eucalipto globulus é um dos mais indicados - mas você também pode usar o de hortelã-pimenta, alecrim cânfora e eucalipto radiata.

Dica Biouté: indicamos o Óleo Essencial KI Rinite, da You&Oil. Ele é feito apenas com ingredientes orgânicos e naturais e possui um blend de óleo essencial de menta, cânfora, eucalipto (dives) e eucalipto (radiata). Saiba mais aqui!

Como usar a aromaterapia para tratar a bronquite

A bronquite é a inflamação da mucosa dos tubos brônquios e diminui a passagem de ar, resultando em tosse e dificuldades para respirar.

A aromaterapia também pode ser usada como tratamento. Os óleos essenciais de eucalipto globulus, alecrim, hortelã-pimenta e melaleuca são os mais indicados para diminuir os sintomas. 

Dica Biouté: indicamos o Óleo Essencial de Tea Tree (Melaleuca), da Oshadhi. Ele é natural, orgânico e tem qualidades antissépticas. Saiba mais aqui!

Como usar a aromaterapia para tratar a sinusite

A sinusite é causada pela inflamação nas mucosas da face. Pode ser desencadeada por um resfriado ou alergias. Entre os sintomas estão coriza e congestão nasal, febre, dor de cabeça e tosse.


Nesse caso, óleos essenciais que diminuam dores de cabeça, tenham propriedades analgésicas e descongestionantes são os melhores. Invista em hortelã-pimenta, eucalipto globulus, manjerona, cânfora, lavanda e melaleuca.

Dica Biouté: indicamos o Óleo Essencial KI Dor de Cabeça, da You&Oil. Sua composição possui óleo essencial de lavanda, camomila romana e Ylang Ylang. Essa combinação é capaz de aliviar a ansiedade, a irritabilidade, servir como sedativo, analgésico e combater inflamações. Saiba mais aqui!

Como usar a aromaterapia para tratar a tosse seca

São muitos os fatores que podem provocar a tosse seca - desde a poluição, ao cigarro, alergia a poeira, pelos de animais, asma, até refluxo gastroesofágico. Para diminuir os sintomas, usar óleo essencial de limão siciliano, tomilho e cipreste pode ajudar.

Dica Biouté: Indicamos o Óleo Essencial KI Tosse Seca, da You&Oil. Sua composição contém um blend de óleos como cypress, niaouli, eucalyptus e tarragon, que ajudam a diminuir a tosse seca causada por reações alérgicas, asma, refluxo ou irritação na garganta. Saiba mais aqui!

Como usar a aromaterapia para tratar o resfriado

O resfriado é uma das doenças respiratórias mais comuns e de fácil transmissão. Pode causar tosse seca, congestão nasal, espirros, faringite, dor de cabeça, ardência nos olhos e outros sintomas. 

Para usar a aromaterapia como tratamento, o ideal é usar óleos essenciais de gengibre, camomila, limão, eucalipto globulus e radiata.

Dica Biouté: indicamos o Óleo Essencial KI Resfriado, da You&Oil. Óleos essenciais de madeira Ho, eucalipto e pau-rosa fazem parte da sua composição. Esse blend ajuda a melhorar o resfriado, a diminuir a febre, a coriza e o inchaço nasal. Saiba mais aqui!

Agora você já viu como a aromaterapia é poderosa e já sabe quais óleos essenciais usar para tratar as doenças respiratórias. É importante ficar atento ao modo de uso dos óleos - alguns podem ser aplicados sobre a pele, outros não. Você também pode usá-los em aromatizadores de ambiente e, caso tenha uma rotina mais intensa, indicamos o AromaStick.

O AromaStick Refresh é um inalador nasal fácil de transportar e usar. É só abrir a tampa, inspirar por uma das narinas, enquanto mantém a outra tapada. E repetir o procedimento com a outra narina. Esse inalador é feito apenas com óleos essenciais naturais e orgânicos, e proporciona uma respiração mais leve, limpando e descongestionando o nariz rapidamente. ;)

Lembrando que todos esses e outros óleos essenciais que listamos aqui você encontra em nossa loja online. Esperamos sua visita por lá também!