Como aproveitar as fases da lua para cuidar de si e se conectar consigo

Com certeza você já reparou que a natureza é feita de ciclos, certo? E esses ciclos têm tudo a ver com a gente, enquanto seres humanos. As estações do ano, por exemplo, são capazes de estimular nossas emoções: geralmente no inverno estamos mais introspectivos e, no verão, mais dispostos a socializar. Com as fases da lua também não é diferente.

Quando olhamos para trás e buscamos entender nossa história, percebemos que os antigos já olhavam para a natureza e seus ciclos, para as fases da lua, como uma forma de “bússola”, um guia que influencia desde a agricultura, ao corte de cabelo e, claro, a manifestação dos nossos desejos.

Na astrologia, a lua é o astro responsável por reger os sentimentos e está muito ligado ao feminino; com a menstruação e a fertilidade. Além disso, suas fases podem influenciar nossas decisões e comportamentos. Quando temos consciência dessas energias e ciclos, conseguimos aproveitá-los para aumentar o conhecimento sobre nós mesmos, identificar nossas emoções, nossos quereres e mudar aquilo que é necessário em nossas relações e na vida como um todo.

Como nós, da Biouté, somos apaixonados pela natureza, por todos os seus mistérios e sua mágica, trouxemos algumas dicas para que você possa aproveitar melhor as fases da lua, cuidando mais de si e aprofundando a conexão consigo mesmo. 

Como funcionam as fases da lua? 

É bem possível que você já conheça todas as fases da lua, mas como vamos nos aprofundar no assunto, é interessante relembrarmos quais são e como funcionam seus ciclos. Afinal, conhecimento nunca é demais. :)

As fases da lua mais conhecidas são: nova, crescente, cheia e minguante - que duram entre sete a oito dias. Entre essas fases, há outras “intermediárias”, lua quarto crescente, lua crescente gibosa, lua minguante gibosa e lua quarto minguante.

E todos esses oito ciclos lunares, que geralmente ocorrem em um período de 29 dias, são capazes de nos ajudar.

Como aproveitar as fases da lua para cuidar mais de si e colocar seus planos em prática


Lua nova: essa é uma das fases da lua mais propícias ao recomeço, é o momento ideal para renovar as energias, para deixar de lado tudo aquilo que não serve mais e que você não quer em sua vida. Muitas pessoas relatam que até se sentem mais introspectivas nessa época e é muito por causa dessa necessidade de olhar para dentro, de se desligar do que há lá fora para poder renascer.

Quais são os projetos que estão parados e que você não vê a hora de colocar em prática? Quais campos da sua vida precisam de atenção e mudança? Use essa fase para conhecer mais a si mesmo e começar um novo ciclo. Aproveite que você está mais “off” e se dê mais carinho, faça seu ritual de skincare, tome banhos relaxantes, acenda uma vela… 

Lua crescente: aqui entra a fase da intuição e da intenção. Na lua nova você olhou para dentro e identificou o que precisa ser mudado. Já na lua crescente você se coloca disposto a fazer essas transformações, criando uma lista de desejos para o mês, por exemplo. Aqui você tem em mente o que realmente quer e o que precisa fazer para tirar esses planos do papel e conquistar seus objetivos. 

Quarto crescente: chega, enfim, o momento da ação e, com ela, a persistência. Neste momento a lua está metade iluminada, metade escura. Com os desejos no papel e as intenções claras, agora é a hora de agir e as energias estão ótimas para isso. 

Você pode sentir uma certa resistência e até encontrar alguns obstáculos neste primeiro momento, mas é importante manter a confiança, a flexibilidade e seguir em frente. Mantenha seu desejo em mente, imagine-se celebrando a conquista e tenha foco. Você sabe o que quer. Não são alguns empecilhos que irão impedir suas conquistas. 

Lua crescente gibosa: uma das fases da lua própria para reavaliar os atos. Aqui, visualmente, ela está mais próxima de ficar cheia. Sabe os desejos que você plantou na lua nova? Aqui você começa a reavaliá-los e, principalmente, a forma como você tem agido para conquistá-los. 

Será que o que você está fazendo vai dar o resultado que você espera? Você está se sentindo confortável com as metas? Está pegando pesado consigo? Aqui é a hora de ser sincero e reavaliar o que é necessário. Não tenha medo de “recalcular a rota” - escute sua intuição!

Lua cheia: oba! Chegou a hora de colher os frutos. Diante das outras fases da lua, aqui é o momento de reconhecer suas ações, decisões e os resultados obtidos - mesmo que eles não tenham sido tão bons, como você esperava, lembre-se que ainda assim você aprendeu algo.

Lua minguante gibosa: a lua começa a escurecer e é o momento ideal para olhar tanto para dentro, quanto para os resultados das suas ações. Use essa fase para agradecer as conquistas e os desafios - pois todos eles renderam aprendizado e autoconhecimento. 

Lua quarto minguante: a lua está mais próximo de virar minguante e você pode usar esse momento para libertar tudo o que precisa, desapegar das energias negativas, do que precisa ir - para que você possa, mais uma vez, recomeçar. 

Nessa fase você pode fazer uma limpeza nos armários, tirar um tempo para viajar, descansar e se libertar de hábitos que não fazem sentido.

Lua minguante: depois de tantas ações e aprendizado, chega o momento de descansar.
A lua nova já está chegando, mas antes, relaxe. O que você gosta de fazer quando precisa baixar a poeira? Ler um bom livro? Colocar as séries em dia? Estar com quem você ama? Durante essa fase, olhe para si com amor, descanse porque você merece e logo uma nova fase chega: e, mais uma vez, a hora de recomeçar. 


Depois dessas informações, quem aí vai começar a usar as fases da lua para conquistar o que deseja? Para deixar esses momentos de autocuidado e conexão consigo e a natureza ainda mais gostosos, saiba que na Biouté você encontra incenso, velas aromáticas, óleos essenciais, aromatizadores e muito mais! Esses elementos são ótimos para criar um ambiente ideal para relaxar e olhar para dentro. Acesse nosso site e confira!