Como cuidar de cabelos cacheados e crespos?

Os cachos e crespos, até mesmo os ondulados, demandam um cuidado extra para deixar as madeixas ainda mais lindas, então hoje daremos dicas que podem ajudar você.

Cada cabelo tem seu lado especial e não seria diferente com os cacheados e crespos, desde a lavagem, forma de escovar, definição e hidratação divergem das madeixas lisas. Por isso, decidimos dedicar um post especial somente para dar dicas a vocês que possuem seus cachos e estão precisando de uma ajudinha na hora de cuidar deles. A primeira coisa importante a se saber sobre esses cabelos é que eles precisam de produtos com hidratação, pois naturalmente são mais secos e para terem definição, não possuírem frizz, necessitam de hidratantes. Então, com base nisso: fique longe de produtos super limpantes, shampoos com sulfatos ou limpeza intensa. 

      A técnica Low Poo e No Poo, que já temos um post explicando tudo sobre e você pode saber mais, acessando esse link, foi feita primeiramente com o intuito para cabelos cacheados e crespos, pois a inventora Lorraine Massey sofria com os shampoos e condicionadores comuns que eram vendidos que limpavam de forma extrema, deixando seus cabelos secos e sem vida. Essas formas de limpeza mais suaves são feitas com produtos sem químicos abrasivos, sulfactantes, não aceitando silicones e derivados do petróleo. Suas madeixas ficaram limpas, hidratadas e também não correram o risco de surgir qualquer tipo de alergia ou ressecamento por conta do produto.

     Como citamos acima, é super importante que seus cabelos estejam sempre bem hidratados e saudáveis. Com produtos simples, naturais e se conseguir, orgânicos,  como o Óleo de Coco que pode ser utilizado por todo o comprimento de seu cabelo, pois é um super hidratante, acalma, suaviza, traz equilíbrio, diminui o frizz e as pontas duplas, melhora a circulação sanguínea em seu couro cabeludo o que faz com que seu cabelo fique mais forte e cresça; A aplicação deve ser feita fio por fio até você perceber que o óleo foi distribuído e aplicado por todo o seu cabelo, deixando por 20 minutos. Depois, irá lavar o conteúdo de seus fios em seu banho de costume com shampoo e condicionador. Essa hidratação pode ser feita toda a semana, então se joga! 

       Para pentear, não utilize uma escova normal, pois irá desfazer todos os seus cachos, então para desembaraçar use seus dedos ou um pente de madeira, que tira a eletricidade dos fios, não quebrará seu cabelo e vai defini-lo, preservando a forma natural de seus cachos. Além disso, comece penteando debaixo para cima, assim será mais fácil de desembaraçar, depois você pode pentear normalmente.

 

Agora, os passos importantes da rotina dos cabelos cacheados e crespos:

 

  • Limpeza:

Lavar com um shampoo hidratante; Dê preferência aos que são mais perolados com textura mais consistente, esses são os que possuem maior hidratação. Durante a lavagem, você deve apenas passar o shampoo na raiz de seu cabelo e lavá-la em movimentos circulares, ficará limpa, deixando-o depois somente com a oleosidade natural do cabelo. 

 

  • Cronograma Capilar:

Sim, você vai precisar de um cronograma capilar, mas garantimos que vai valer a pena e é super normal. Encontrará diversas tabelas na internet e utilize a que combine melhor com sua rotina. Consiste em três passos: 

  • Hidratação: quando seu cabelo precisa de brilho, está seco, foi muito exposto ao sol como no verão. Vai dar maciez as madeixas, movimento, além de repor a água. Deve ser feita no mínimo 1 vezes na semana;
  • Nutrição: quando sentir seus cabelos ressecados, com pontas duplas e expecto seco. Traz emoliência, maciez, diminui o frizz, mas caso sentir seu cabelo pesado, deve diminuir o uso do produto que utiliza para nutrir, pois pode proporcionar o efeito contrário. Deve ser feita no máximo 2 vezes na semana;
  • Reconstrução: para quando seu cabelo estiver danificado e quebradiço. Irá proporcionar a reposição da fibra capilar, além de promover força e diminuir a quebra. Deve ser feita no máximo 1 vez ao mês.



  • Finalização:

Essa parte você se joga na que prefere e o jeito que mais gosta de como o seu cabelo deve ficar. Só daremos algumas dicas para ajudar, a utilização de um creme hidratante é necessária e deve ser aplicado para ativar os cachos, os cabelos colocados para trás, assim dará aquele volume bonito e com movimentos leves amassando seus fios com as mãos, deixando-os secar e depois repita o processo de amassar, agora usando um difusor. Ficarão volumosos, bonitos e prontos para arrasar durante o seu dia. 

 

  A marca dinamarquesa Urtekram é orgânica, natural, vegana e Cruelty-Free, procura sempre comprar suas matérias-primas de locais com comércio justo, possue uma vasta gama de shampoos e condicionares hidratantes e nutritivos, todos os produtos da empresa possuem o certificado da Ecocert, com fórmulas livres de parabenos, ingredientes derivados de petróleo e origem animal, corantes e fragrâncias artificiais.

O Shampoo Orgânico Natural Gerânio Rose Cabelos Secos contém óleos essenciais de gerânio proporcionando maciez e combatendo as pontas duplas, que são tão indesejadas; Vitamina C que retarda o envelhecimento dos fios, já a B5 age na redução da queda dos cabelos e auxilia no crescimento deles; E a aloe vera ajuda na produção de colágeno, deixando-os mais hidratados, fortes e menos quebradiços. Além disso, no dia após a finalização ou quando achar necessário, pois os cabelos cacheados e crespos não precisam ser lavados todos dias, e nem devem, assim poderá ressecá-los! Você pode usar um produto como o Leave-in Orgânico Natural Revitalizante de Coco, que ajuda desembaraçar, hidrata e finaliza, depois de aplicar o produto, deve fazer novamente o movimento de amassar os cachos para deixá-los com forma. Os produtos que foram citados poderão ser encontrados no site da Biouté, clicando aqui, juntamente com todos os outros da marca.

   Estamos aqui para vocês, trazendo conhecimento e informação, então nos mande seu Feedback de como estão sendo essas ajudinhas e seu uso com os produtos. Nos envie mensagens em nossas redes sociais, perguntas, dúvidas, ideias ou o que acha importante nós trazermos ao blog. Nosso Instagram é atualizado diariamente com posts e stories com nossos produtos, dicas e curiosidades, tudo feito especialmente para vocês. Esperamos que tenham gostado do conteúdo!