Como cuidar do meu pet de uma forma mais natural em casa?

Quando falamos de vida natural, pensamos logo em como melhorar a alimentação, como substituir produtos tradicionais por versões naturais, e em como nossos hábitos impactam o planeta… Mas depois de trazer toda essa mudança para nossa própria vida, sabia que também podemos trazê-la para nossos pets?


Sim, nossos melhores amigos também podem levar uma vida mais natural, saudável e sustentável! Mas não pense que isso se resume a mudar a marca da ração ou trocar de petshop: existem muitas coisas que podemos fazer em casa, e isso traz muitos benefícios tanto para nós quanto para eles! Vamos conhecer?


Snacks naturais para cachorros


Sabe quando preparamos aquela refeição gostosa, e temos que encarar aquele olhar pidão irresistível implorando por um pedacinho? Pois você pode preparar uma refeição natural que é ideal para compartilhar com o seu doguinho, sem culpa ou medo!


Alguns alimentos muito presentes em nossa dieta, como a abobrinha, batata doce, arroz integral, brócolis, cenoura e beterraba, são perfeitamente seguros e ricos em nutrientes, vitaminas, fibras e carboidratos, ideais para complementar a alimentação do seu dog! Basta cozê-los bem na água ou vapor, sem temperos, e acrescentar os legumes cozidos à ração na hora de comer.


Mas lembre-se: esses alimentos não substituem a ração, que é preparada especialmente para suprir as necessidades dos nossos bichinhos. Eles servem para complementar a dieta, e ajudam a prevenir doenças como gastrite, alergias de pele, doenças renais, problemas de intestino ou no trato urinário. Consulte sempre o veterinário para saber qual desses alimentos é o mais indicado para o seu pet!


Dica: evite alimentos como chocolate, cebola, carambola, leite, pão, uva e café, pois o estômago dos cães não é feito para processar esse tipo de alimento!


Limpando as patinhas depois de um passeio


Na hora de voltar daquele passeio gostoso, é importante se assegurar de não estar trazendo para dentro de casa a sujeira que se acumula nas patas dos nossos amigos caninos! Algumas pessoas preferem lavar as patas com sabão para pets, outras dão preferência ao lenço umedecido. Mas sabia que existe um lenço umedecido feito especialmente para os nossos cãezinhos?


Os lenços da Vetfleur são feitos especialmente para cuidar da pele e do pelo dos cães, removendo todas as sujeirinhas e deixando apenas uma pele acalmada, hidratada e perfumada. É a maneira ideal de realizar a higienização dos nossos doguinhos sem precisar apelar para um banho - afinal, banhos em excesso também podem fazer mal, já que os animais possuem a pele, ouvidos e nariz muito mais sensíveis do que os nossos.


Na hora de realizar uma higienização rápida no seu pet, assegure-se sempre de que é um produto feito para ele: os produtos feitos para pessoas podem até funcionar, mas também podem trazer malefícios a longo prazo.


Acalmando seu pet quando há trovões ou fogos de artifício


Nossos animais possuem um sistema auditivo muito mais poderoso que o nosso. Por isso, quando há sons muito altos - como trovões ou fogos de artifício -, o que parece comum para nós, é aterrorizante para eles. A exposição prolongada a barulhos altos pode, inclusive, causar ataques cardíacos, pois o estresse gerado muitas vezes é demais para nossos amigos peludos.


Para prevenir quaisquer problemas decorrentes do barulho excessivo, você pode combinar duas coisas que parecem inusitadas, mas funcionam muito bem: a aromaterapia e o YouTube!


Mas como assim? É simples!


A Vetfleur possui uma linha completa de aromaterapia para cães, incluindo um blend especial para acalmar cãezinhos em situações de estresse! E ele funciona como os nossos próprios aromatizadores: basta plugar na tomada e deixar agindo por uma hora, e os aromas agem para acalmar o medo, estresse e ansiedade dos nossos doguinhos. E para aumentar o potencial desse blend terapêutico, você pode visitar o canal no YouTube Relax My Dog e tocar uma seleção de músicas escolhidas para acalmar os cãezinhos em momentos de tensão!


Esfera de gelo para a tigela de água


Quem disse que bebidas com gelo só são atrativas para humanos? Em dias de calor, uma esfera de gelo na tigela do seu doguinho pode ser exatamente o que ele precisa - além de gerar várias fotos engraçadas e fofas do seu pet para postar nas redes! E o melhor: é super simples de fazer!


Para dar uma bebida com gelo para o seu dog, tudo o que você precisa é de uma bexiga d’água ou balão de festa, que podem ser encontrados em qualquer loja de artigos para festas ou supermercado. Depois de escolher sua bexiga, tudo o que precisa fazer é:

  • Encha a bexiga ou balão com água até ficar do tamanho aproximado de uma laranja, e coloque em uma tigela arredondada para manter o formato.
  • Leve ao congelador, e retire quando estiver completamente sólido. 
  • Retire o gelo de dentro da bexiga, e coloque na tigela do seu doguinho com a parte arredondada virada para cima.
  • Tire várias fotos do seu pet aproveitando essa novidade gelada!

E para dar aquele toque especial, você pode complementar esse “picolé” com frutas refrescantes como melancia, morango, manga e melão, que são seguras para o consumo canino e ainda complementam sua dieta de forma saudável e natural!


Curtiu essa ideia? Compartilhe o resultado com a gente nas redes sociais! E não se esqueça de visitar a página da Linha Pet para conferir tudo o que o seu pet precisa - de lencinhos umedecidos com óleos essenciais, até blends contra enjoo, agressividade e ansiedade!