Como ter uma rotina de beleza facial?

     Para cada tipo de pele é fundamental um cuidado especial, são necessários produtos específicos em sua rotina de skincare. Se você possui pele oleosa não usará um hidratante para peles secas, por exemplo. E com cosméticos naturais, estará fazendo um processo benéfico para seu rosto, além de estar praticando o autocuidado e apoiando a sustentabilidade.

        Antes de comprar ou passar qualquer cosmético em sua pele, você deve saber qual é o seu tipo. Entretanto, fatores climáticos, hormonais, externos e internos podem fazer com que aja variações em seu estado. Existem quatro tipos de pele: normal, oleosa, seca e mista. Iremos explicar cada um deles. Você pode encontrar descobrir o seu tipo de tratamento no nosso Biouté Match, mas o recomendado é procurar um profissional da área para saber exatamente.

PELE NORMAL:

É uma pele equilibrada nas partes sebáceas e hídricas, isso quer dizer que, não é nem muito oleosa e nem muito seca, é simplesmente balanceada. Apesar de ser a pele mais desejada, pode ter manchas e sensibilidade. Os poros são finos e sua textura é macia.

 

PELE OLEOSA:

Com alta produção de sebo e poros aparentes, é uma pele que geralmente tem tendência à acne (cravos e espinhas) se não houver um cuidado especial. Apresenta brilho por conta da produção de oleosidade em excesso. O aumento da produção de sebo pode ser causado por diversos fatores como: medicamentos, estresse, cosméticos, mudanças hormonais, falta de hidratação e etc.

 

PELE SECA:

Possui textura mais áspera (se não for hidratada, cuidada e tratada) e tendência a descamação, pois é incapaz de reter água no volume necessário para uma hidratação. É uma pele geralmente mais sensível, que possui coceira com facilidade, vermelhidão, alergias e fica irritada. Isso é por conta da falta de água e sebo, então é necessário uma hidratação intensa para proteção.

 

PELE MISTA:

É caracterizada por ter uma zona “T” oleosa (testa, nariz e queixo), nas bochechas a pele pode ser normal ou seca. Pode ter presença de espinhas e cravos. E são necessários cuidados bem específicos por conta das diferenças nas áreas do rosto.

     Estamos aqui para explicar de uma visão geral sobre os tipos de pele, pois cada pessoa tem sua própria experiência, e como citamos acima, há outros fatores que podem influenciar, por exemplo, todas as peles oleosas não são necessariamente acneicas, então se você possui esse tipo, não se preocupe! E com os cuidados e dicas que vamos passar a vocês as chances de ocorrer os problemas presentes em cada tipo de pele são menores ainda, já que é importantíssimo cuidarmos do maior órgão de nosso corpo.

     Durante a manhã é essencial que limpe seu rosto com um gel/sabonete/loção de limpeza. Em nosso site temos disponível a Linha de Bétula Orgânica da marca Urtekram, é mais indicada para peles secas, pois é bem hidratante. A empresa produz todos os seus produtos livres de parabenos, sulfatos, ingredientes derivados de animais e petróleo, é Cruelty-Free, vegana e com selo da Ecocert.


   Então, para começar o seu dia use a Loção de Limpeza de Bétula, além de fazer a limpeza, seu outro objetivo é fortalecer a pele com o extrato da planta presente no produto - possui também Aloe Vera que é anti-inflamatória auxiliando na cicatrização e Casca de Magnólia ajudando com fibras, ferro, cálcio e manganês na elasticidade da pele, assim como a Glicerina que contribui com a hidratação.

   O próximo passo da rotina é o tônico, que você passará em todo o seu rosto. Nós temos uma ótima opção de efeito lifting, o Tônico Facial de Bétula, que desobstrui os poros e promove a renovação celular, além de regular o ph da pele para melhorar a penetração dos hidratantes. Contêm em sua composição ingredientes como Aloe Vera para proteger e hidratar a pele, já a Bétula Alba equilibra a oleosidade e suaviza a pele. O terceiro passo é a hidratação, que é um dos mais importantes, pois é o que equilibra e nutre, o Creme Dia Facial Orgânico Natural Bêtula Ultra Hidratação estimula a produção de colágeno (proteína presente em nosso corpo), hidrata e regenera. Com os ingredientes - Óleo de Jojoba controlando a oleosidade e combatendo problemas futuros de acne - a Manteiga de Karité que é antioxidante, rica em vitaminas e minerais. Já a vitamina E para regenerar a pele seca e o Esqualano Vegetal (encontrado em nossa pele na camada lipídica) forma uma barreira de proteção para que não ocorra a perda de água. Após esses 3 passos, é importante passar o seu protetor solar facial sempre.

   Importante: Todas as peles precisam ser hidratadas, inclusive as oleosas. Fazer a rotina de skincare somente com a limpeza e sem a hidratação, faz acontecer o famoso “efeito rebote”, quando o nosso corpo entende que precisa ser hidratado e começa a produzir cada vez mais sebo para suprir o hidratante que não foi utilizado.

    Já na rotina noturna, se você aplicou maquiagem, o ideal é a utilização de um demaquilante ou água micelar para a limpeza de sua pele e retirar todos os produtos, poluição e resíduos que passaram o dia em seu rosto. Em seguida, utilize novamente o seu gel/loção/sabonete diário habitual para lavar toda a sua face. Depois, use um hidratante noturno em todo o seu rosto e pescoço, caso o seu creme não seja específico de uso diurno poderá usar o mesmo que usa de manhã.

 

        Agora, vamos repassar cada passo:

 

Diurno:

Limpeza com gel/loção/sabonete, tônico, hidratante e protetor solar.

 

Noturno:

Demaquilante ou água micelar para retirar maquiagem/resíduos/poluição do dia, limpeza com gel/loção/sabonete e hidratante noturno (se o seu não for específico para  uso diurno, pode usar o mesmo que usou durante o período da manhã, pois terá o mesmo efeito, mas o preferível é ter um para cada momento do dia.) 

  
    Esses são passos essenciais para manter uma pele saudável e bonita sempre, além de manter um equilíbrio mental, físico e em todas as áreas de sua vida. Mas, também há cuidados especiais que você pode ter como cremes para área dos olhos, máscaras e esfoliantes faciais, sérum, água termal e etc.

      Além de que, você pode fazer uma receita caseira, sua própria máscara de argila verde, ótima para peles mistas e oleosas, pois é antioxidante. Mas, não se preocupe se sua pele não for desse tipo, pois encontrará de várias cores e funções, cada uma especial. Para fazer a mistura: 1 colher de sopa e um pouco de água mineral ou filtrada até formar uma mistura pastosa e homogênea, se precisar acrescentar mais, não tem problema! Você deve estar com o rosto limpo e com ajuda de um pincel passará a mistura em toda a sua face. Deixe agir por 20 minutos até secar toda a argila. Depois, tire-a lavando toda a face e para finalizar, passe o seu hidratante.

      Com essas dicas e passos você pode seguir segura(o) sua rotina de skincare, que anda tão famosa na internet nos dias de hoje. É importante mantermos nossa pele saudável, mas com produtos de qualidade e que não irão prejudicar nossa saúde nem o meio ambiente. Pele limpa, tonificada e hidratada com sucesso!

    Agora é com você! Com as informações que passamos sobre tipos de pele, dicas e produtos naturais você pode procurar cada vez mais sobre e ter mais conhecimento. Mas, não se preocupe, pois estamos aqui o tempo inteiro transmitindo informação para todos vocês da melhor forma possível e que possa somente agregar ao seu cotidiano. Por favor, não hesite em mandar suas perguntas, dúvidas ou ideias. Estamos aqui para você! Todo conteúdo que fazemos é pensado e feito com muito amor, espero que tenha chego até o final desse artigo entendendo um pouco mais sobre si e rotina de beleza facial.