Escovas tradicionais X Escovas de bambu

     Por que as escovas de dente de bambu são uma escolha mais sustentável e têm os mesmos benefícios ou até mais que as tradicionais. 


     As escovas de bambu são uma nova alternativa ecológica de higiene que chegou aos mercados, já faz parte das prateleiras e está aí para ficar. O propósito do conceito  desse produto é a diminuição do descarte de milhões de plástico por escovas de dente. É de desconhecimento de muitos, mas quando botamos fora nossos lixos compostos por plástico eles vão a aterros sanitários e para se decomporem levam cerca de 500 anos, é muito tempo, não é? São cerca de 5 gerações, se cada pessoa viver até seus cem anos. 

    A retirada do bambu não é considerada como desmatamento por seu crescimento rápido (é a planta que cresce mais rápido no mundo), mas é sempre bom lembrar de considerar marcas que prezam pela extração biodegradável e com certificado de plantação sustentável. Esse é o motivo de ter sido escolhido para ser usado como a matéria-prima para o cabo das escovas, por não agredir o meio ambiente. 

     É uma opção que não polui o planeta e pode ser plantada após o seu descarte sem que agrida o ambiente, é só retirar as cerdas e estará pronta para o plantio. E caso for ao lixo, não tem problema! Pois, elas levam cerca de 30 anos para se decompor totalmente, um tempo significantemente menor que as de plásticos. 

    Não há necessidade de alarme por conta da resistência de fungos e bactérias, já que isso não acontece, elas servem igual às tradicionais, só que biodegradáveis e sustentáveis. Igualmente resistentes! 

    A pergunta que todos se fazem é: Quando devo trocar as minhas escovas de dente? 

E a resposta serve para todas, segundo os dentistas, o ideal são a cada três meses, pois as cerdas começam a desgastar, mas depende de como é o armazenamento e cuidado com a sua escova e isso é independente de qual material ela é feita, se for de plástico ou bambu. 

    Como já sabemos e mencionamos diversas vezes aqui, em jornais nacionais e internacionais, artigos científicos e pesquisas, o plástico é um dos maiores vilões do planeta terra nesse momento em que estamos vivendo, mas ele não age sozinho, nós utilizamos dele e temos a responsabilidade em repensarmos os nossos hábitos para cada vez mais diminuirmos o consumo desse material.

    O que podemos fazer com os que precisamos usar é a reciclagem. Procure se informar mais em seu município na parte especializada de coleta de lixo reciclável: como funciona, quais produtos aceitam e que tipos de materiais; além disso, estará ajudando diversas famílias que vivem do recolhimento e venda dessas embalagens, garrafas, caixas, sacolas, latinhas e etc. Mas, por favor, lembre-se, antes de elas serem entregues devem ser higienizadas (lavar normalmente, com água e sabão que usa em sua casa para tirar a sujeira de algumas embalagens que poderão estar sujas); O caminhão de lixo reciclável deve passar, pelo menos, uma vez na semana em frente a sua casa. Seria uma boa alternativa de mudança de hábitos começar a separar e reciclar! 

     Vamos repassar rapidamente alguns pontos sobre o plástico, pois não estamos aqui para falar sobre ele, e sim sobre a diferença das escovas de bambu. Para a extração e refinamento do plástico é necessário petróleo, durante todo esse processo ocorre uma grande poluição do meio ambiente. Como consumo excessivo de água e energia, liberação de gases nocivos, que podem causar o efeito estufa (Dióxido de Carbono (CO2) e Metano (CH4), vazamentos de petróleo nos mares e oceanos, além de seu pós-consumo gerar grandes quantidades de lixo. 

       Agora, iremos mostrar 3 motivos importantes do porquê você pode fazer essa mudança de hábito e trocar sua escova de dente de plástico por uma de bambu:


ECO-FRIENDLY.

A nossa querida e amada palavra tão usada que chega ser moda, mas super importante! O bambu como citamos acima, cresce de maneira rápida, portanto, não ocorre agressões ao meio ambiente e seu plantio não precisa de grandes irrigações, utilizando assim, pouca água. 


ANTIBACTERIANO.

Sim, isso mesmo que você está lendo! O próprio bambu tem em sua composição agentes para a prevenção da proliferação de fungos e bactérias, o que torna-o muito higiênico. Mas, sempre mantenha sua escova em um local arejado para secar, pois não vamos esquecer que seu cabo é feito de madeira. 

O BENEFÍCIO NÃO É SOMENTE PESSOAL, MAS TAMBÉM AMBIENTAL.

Você já est ará um passo a frente da mudança de hábitos para um mundo melhor, somente escovando os seus dentes, são com simples escolhas diferentes que fazemos em nosso cotidiano que podemos a cada dia fazer do nosso planeta um lugar com menos lixo, e claro o meio ambiente sempre agradece! 

     Em nosso site, você encontrará escovas de bambu da marca sueca The Humble Co. a Humble Brush, “There is no Planet B”, esse é o lema da empresa, em uma tradução literal seria “Não há um Planeta B” e realmente não existe outro planeta, precisamos preservar o que estamos vivendo agora! Por isso, é nosso dever como cidadãos utilizarmos de nossos recursos de formas mais sustentáveis. O que queremos dizer com isso: mudanças de hábitos e isso parte somente de você. As escovas são feitas por dentistas suecos especializados, a marca tem o certificado vegano, além de serem 100% biodegradáveis e plantadas de forma sustentável. Há a linha para adultos e a infantil, então todos podem participar deste momento. Seu cabo é feito de bambu e para a durabilidade e proteção contra o mofo possui na composição de sua superfície cera de grãos de soja, as cerdas são de nylon 6 livres de BPA (composto sintético) e sua caixa e embalagem de dentro é de material reciclável.

   Pela fundação da empresa, Humble Smile Foundation, doações são feitas para crianças de áreas vulneráveis em todo mundo com o intuito de manter o sorriso no rosto dos pequenos. Acessando aqui você encontrará mais sobre a Humble Brush e seus benefícios diretamente na Biouté

 

     Agora é com você! Estamos aqui em todos os momentos, qualquer dúvida, pergunta, ideia, pode contar com a gente! Mas, a escolha de mudança parte de cada indivíduo que está lendo em repensar e fazer sua transformação. Não precisa ser grande, como citamos, qualquer modificação em seu cotidiano que seja benéfica para o meio ambiente é um passo e é disso que precisamos! Obrigada por chegar até aqui conosco, tudo o que fazemos é com muito carinho, esperamos que tenha gostado.