4 motivos para usar uma escova de dente de bambu a partir de agora

Desde criança somos ensinados a escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. Também aprendemos a importância do fio dental - mesmo que essa adaptação não seja tão fácil na infância. O fato é que somos ensinados a cuidar do nosso sorriso desde pequenos, mas não temos noção do impacto que os produtos de higiene bucal causam no meio ambiente. E aqui vai um spoiler: é bem grande. Mas você pode ajudar a diminuir esses efeitos de uma forma muito simples: adotando uma escova de dente de bambu.

Cuidar dos dentes ao mesmo tempo em que cuida da natureza é possível. E isso acontece quando você usa uma escova dental com cabo de bambu. A troca da escova tradicional pela ecológica ajuda a diminuir o descarte de várias escovas de plástico que vão diretamente para aterros sanitários e levam até 400 anos para se decompor. 

Para que você entenda como é importante repensar os produtos usados durante a higiene bucal, listamos 4 motivos para usar uma escova de dente de bambu a partir de agora. Confira:

1- A vida útil de uma escova de dente de bambu é a mesma de uma escova feita de plástico

Se você tem medo de investir em uma escova de dente de bambu porque acha que ela dura menos do que a tradicional, estamos aqui para desmistificar essa informação e dizer que as duas têm a mesma vida útil. Grande parte dos dentistas aconselha a troca de escova depois de três meses de uso ou até as cerdas deformarem - nesse caso, a escova ecológica dura tanto quanto a de plástico e o melhor: sem agredir o meio ambiente. 

2 - A escova de dente de bambu leva menos tempo para se decompor

Estima-se que uma pessoa use 300 escovas dentais ao longo de sua vida. Agora, pense nesse número multiplicado pela população mundial. Bilhões de escovas de dentes feitas de plástico são descartadas anualmente e pelo menos 80% delas vão para nossos oceanos, ameaçando a saúde dos animais marinhos e seu habitat. 

As escovas tradicionais levam até 400 anos para se decompor, enquanto as de bambu se decompõem em até 30 anos. Além disso, o bambu é cultivado de forma orgânica e cresce rapidamente, fazendo dessa matéria-prima algo sustentável e seguro para nosso planeta.

3 - O cabo da escova de dente de bambu é biodegradável e pode ser “plantado”

Como você viu no tópico acima, o cabo da escova de dente de bambu é biodegradável e de fácil decomposição. E uma forma de descartar o cabo após o uso é “plantá-lo” em um vazinho de flor ou até enterrá-lo no jardim ou em sua composteira. Mas lembre-se de retirar as cerdas com um alicate antes. 

Dica: se você tiver crianças em casa, convide-as para participar desse processo. Essa é uma forma de ensinar a importância do cuidado com a natureza e, ainda, ter um bom momento em família. 

4 - O bambu é um antibacteriano natural

Já que você se preocupa com sua saúde bucal, aqui vai mais um motivo para você ter a sua escova de dente de bambu: o bambu é um antibacteriano natural. Sim, isso mesmo! Ele é composto por agentes capazes de prevenir a proliferação de fungos e bactérias.

Ok, vocês me convenceram. Quero uma escova de dente de bambu para chamar de minha. Onde eu encontro?

Estamos muito felizes ao saber que você se importa com o meio ambiente e percebeu que, por meio de um ato simples, como trocar a escova dental tradicional por uma ecológica, pode ajudar nosso planeta - ele e o futuro agradecem. :) 

Nós, da Biouté, buscamos sempre por marcas com propósito, que se preocupam com as pessoas e a natureza. A The Humble é uma delas e conta com uma linha de produtos naturais e orgânico voltados para a saúde bucal: pasta de dente, fio dental e, claro, escova de dente de bambu - que, por sinal, é a mais vendida no mundo. 

Feita com bambu 100% sustentável, a Humble Brush é cruelty free, vegana, natural e biodegradável. Sua embalagem também é ecologicamente correta e as cerdas são de nylon-6, material que pode ir para a reciclagem. 

Uma pesquisa constatou que o processo de produção as escovas de dente de bambu da The Humble emite até 40% menos de CO2, quando comparado à produção de escovas dentais de plástico na Suécia. Além disso, a marca investe em ações sociais, levando informação e acesso aos produtos de higiene bucal para comunidades carentes de 37 países.

Ficou interessado e quer levar a sua Humble Brush? Se você tem crianças em casa, saiba que também há um modelo criado especialmente para elas. Todos os produtos da The Humble são desenvolvidos e aprovados por dentistas, contam com alta tecnologia, muitos testes e pesquisas. E sabe o que é melhor? você pode encontrá-los em nossa loja online.

Então não perca tempo: agora você tem motivos de sobra para trocar sua escova por uma escova de dente de bambu - só não se esqueça de nos contar como foi essa experiência, viu!