O FLÚOR É REALMENTE UM DOS VILÕES PARA NOSSA SAÚDE?

Você tem dúvidas se o flúor faz mal ao nosso organismo? Saiba que não é o único e nós vamos explicar tudo aqui. 

     Todos os dias escutamos que o flúor faz mal e intoxica nosso organismo, ou faz bem e é necessário para nossa saúde dentária. Bom, a única certeza que temos é que existe um grande ponto de interrogação sobre esse elemento químico presente na maior parte dos produtos que ingerimos como a água potável, por exemplo. Mas, o que queremos aqui é que você saia deste texto com as suas perguntas respondidas,  pois iremos tirar todas as suas dúvidas sobre flúor. 

    Vamos começar dessa forma, explicando o que é esse elemento, para que vocês realmente entendam todo o processo. O flúor nada mais é que um mineral natural, encontrado em larga escala na natureza, esse também é um dos motivos de ser muito usado. Você sabia que desde 1955 ele faz parte dos componentes nos cremes dentais? Pois é, já faz algum tempo que ele é presente em nossas vidas diariamente.

      Pode ter certeza que não está sozinha com suas perguntas sobre flúor, será que faz bem? devo usar pastas de dente sem ele? escovo os meus dentes com cúrcuma? sigo com as famosas recomendas por 9 a cada 10 dentistas? Infinitas perguntas que iremos respondê-las, mas que cabe somente a você escolher o que é melhor a sua rotina. 

    Nós somos uma empresa natural e orgânica, mas trabalhamos e acreditamos somente em produtos de qualidade. Então, começaremos falando sobre a escovação dentária com a cúrcuma. É uma ótima especiaria e também é maravilhosa para a saúde com suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Mas, ela é um ícone da culinária, inclusive, indiana, sua terra natal. Porém, não há comprovações científicas que seja benéfica para a saúde bucal, não existem embasamentos, então talvez não seja a melhor opção.

         Agora, com uma das perguntas mais polêmicas respondidas, iremos falar de fato sobre o flúor. Ele geralmente é introduzido em nossa água potável para que ocorra a diminuição da incidência de cáries. Esse processo chama-se fluoretação, países como o Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália utilizam dessa técnica e pode até  ser um pouco controversa, pois já foi retirada de alguns países da Europa, a explicação é: os cidadãos acreditam que cada indivíduo deve escolher sua própria forma de cuidado e higiene.

    O flúor é presente em pastas de dente por conta de seu auxilio ao combate às cáries dentárias. Ele age como inibidor das atividades bacterianas, ajuda diminuir a perda de minerais dos esmaltes dentais, além de acelerar o processo de restauração e no auxílio da volta dos minerais ao esmalte. Também previne o aparecimento e habitação de bactérias. Em nosso corpo age e auxilia nossos ossos e dentes, deixando-os fortes.

   Mas, se usado em larga escala pode causar problemas como a fluorose dental,  que são manchas esbranquiças nos dentes por conta do excesso do uso de flúor, não é algo preocupante como uma disfunção, é simplesmente estético. Nas crianças, por exemplo, deve haver cuidado extra, pois não podem ingerir os cremes dentais - já que geralmente as suas pastas tem sabores adocicados para atraí-los; com seu consumo em excesso e em conjunto com a fluoretação da água pode provocar fluorose nos pequenos. Outro malefício causado pelo uso de flúor em exagero é a fluorose óssea, mas é algo raro e o fluoreto deve ser usado por muitos anos. O que queremos informar é que, assim como tudo que consumimos em abundância, pode causar problemas, então não recomendamos o uso excessivo.   

      Em nosso site trabalhamos com a marca The Humble Co. que fabrica pastas de dente saudáveis. Produtos inovadores projetados por dentistas suecos, que são bons para você e nosso ecossistema. Criada com o intuito de melhorar o planeta e ser sustentável, todos os produtos são eco-friendly, não são testados em animais, portanto crueltry-free e têm selo vegano, além de distribuírem produtos de higiene da empresa por meio de sua fundação a Humble Smile Fundation. Todos os cremes dentais vem com a menor quantidade possível de embalagens para não haver um impacto negativo no meio ambiente.

Citaremos algumas opções da marca, a
Pasta de Dente Natural Gengibre, com os princípios ativos da raiz fortalecendo as defesas do organismo e acabando com o mau hálito, em suas pastas há o fluoreto de sódio para combater as cáries (comprovado por especialistas da área). Possui em sua composição Óleo de Menta Piperita com ações analgésicas, anti-inflamatórias, antimicrobianas, adstringentes, anti-sépticas e etc. O mineral Mica, que limpa profundamente os dentes, mas com delicadeza e não retirando o esmalte natural.

A outra opção é a
Pasta de Dente Natural Fresh Mint indicada para o combate de cáries e placas, com a menta trazendo um hálito fresco e fornecendo a limpeza dos dentes. Não possui corantes químicos, portanto sua fragrância é totalmente natural. Além disso, os outros ingredientes presentes são o Suco em pó das folhas de Aloe Barbadensis com a função anti-inflamatória, emoliente, cicatrizante e antimicrobiana. O Extrato da Flor da Camomila Recutita que suaviza e refresca. E não poderia faltar, o Óleo de Menta Piperita com suas propriedades adstringentes, anti-sépticas, analgésicas e anti-inflamatórias.

Mas, você encontrará todas as opções da linha de pastas dentais da The Humble Co. no
site da Biouté.

    Um outro aviso que é sempre bom ser lembrado, não é? É que o recomendado por dentista é a escovação dos dentes, pelo menos, 3 vezes ao dia. As pastas de dente que citamos não são para uso infantil, e sim adulto. Todas as pastas contém fluoreto de sódio. A The Humble Co. é uma marca diferente por conta de sua proposta com o planeta, de ser vegana e cruelty-free, o que muitas marcas no mercado, infelizmente, ainda não são, além de fazer produtos com a ajudar de profissionais da área pensando exatamente em seu consumidor. 

      O flúor não fará mal a saúde com o uso regular que utilizamos normalmente em nosso dia a dia. Mas, cada um deve fazer as suas escolhas a partir do que fica melhor com seus objetivos e valores. Nós somente estamos passando informações e conhecimento da melhor forma possível a vocês. Mandem suas perguntas, dúvidas e ideias. Nos procure em nossas redes sociais! Todo o conteúdo que fazemos é com amor e pensando em cada um de vocês, esperamos que gostem! Estamos aqui para você a qualquer momento.