Por que é importante incluir as crianças no universo de produtos orgânicos e naturais?

Durante a primeira infância é essencial prezar pelo desenvolvimento humano, pois ele irá ter efeitos futuros, por isso devemos sempre optar por produtos de qualidade aos pequenos e sua educação.


Temos o conhecimento que os cosméticos naturais são melhores para nós adultos, mas geralmente acabamos tendo que passar por uma mudança de hábitos até chegar ao resultado final que desejamos. Por isso, começar uma rotina de cuidados desde a infância é muito benéfica, pois bebês e crianças têm a pele mais sensível e delicada, portanto é necessário um cuidado maior com produtos menos agressivos e com a melhor composição possível, sem parabenos, petrolato e ingredientes que poderão causar alergias. Além disso, existe a conscientização das crianças desde pequenas para que procurem e participem dessa busca por um mundo melhor. 

    Produtos orgânicos e naturais exigem regulamentação rigorosa e certificados como o da ECOCERT, então você pode ter confiança que está usando um cosméticos com boas origens. Os cremes, shampoos, óleos ou colônias que forem utilizados em seu pequeno serão feitos de matérias-primas realmente naturais e sustentáveis, vindas da natureza ou de fazendas que cultivam sem agrotóxicos. É importante procurar sempre por algo sem corantes e essências sintéticas, conservantes, óleo mineral ou sulfato. Ler os rótulos é essencial nesse momento para saber exatamente o que terá na composição, aqui você poderá ler nosso artigo falando sobre “A importância de ler os rótulos de cosméticos”. 

     Extratos naturais são utilizados nesses cosméticos como, por exemplo, o de Calêndula que suaviza e acalma a pele, limpando o excesso de oleosidade sem causar ressecamento; também a incrível Aloe Vera cicatrizante e hidratante. Esses ingredientes estão presentes no Shampoo Orgânico Infantil de Calêndula da Urtekram. A marca dinamarquesa possui certificado orgânico, Cruelty-Free e vegano. São todos produzidos com matérias-primas 100% naturais e feitos à base de plantas. A proposta é trazer limpeza e hidratação suave, além de reconstruir e proteger sem ressecar os cabelos infantis. Essa linha da marca, possui outros produtos para trazer um tratamento mais completo como o Leave-In Orgânico Infantil de Calêndula e os Cremes dentais sem flúor com duas opções, o Original e o sabor Tutti-Frutti. Você pode encontrar toda a linha e suas explicações mais detalhadas no site da Biouté.

 

  Uma ótima maneira de incluir as crianças para que elas entendam sobre sustentabilidade, descarte de lixo, alimentação e reciclagem é fazer com que participem desses momentos. Dentro de casa junto com a família que essa educação pode começar e terá sucesso! Criando um ambiente melhor dentro e fora de sua casa. Dessa maneira, os pequenos poderão ter um maior entendimento sobre as questões ambientais e ajudarão de sua forma especial como fazendo o descarte correto dos lixos da residência, separando e reciclando. A família pode criar um espaço para eles fazerem parte do momento da preparação das refeições, assim, conhecerão novos alimentos, produzindo receitas junto com os adultos e também saberão um pouco sobre reaproveitamento. São nessas experiências que muitas crianças entendem, aprendem e formam suas opiniões sobre diversos assuntos importantes, mas não precisa ser algo forçado e sim de uma forma educativa, interativa e divertida para que eles possam entender. Além desses tópicos que citamos, iremos falar mais alguns que podem ajudar:


JOGOS:

É uma forma educativa e divertida de ensinar sobre sustentabilidade e conscientização. Agora é com você, pense com criatividade e crie brincadeiras! 


LEITURA:

Existem diversos livros infantis contando histórias que saberão tocar de forma exata  no assunto sustentabilidade sem que você precise se preocupar em ser 100% correta(o), pois eles serão seus aliados nesse momento. Mas, lembre-se todos estamos aprendendo. 



DIMINUIÇÃO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS:

Nós sabemos que é difícil por conta da rotina corrida e também do costume, mas esses alimentos não fazem bem ao nosso organismo como um todo, alguns dos órgãos  prejudicados são: o estômago, intestinos, rins, fígado e até nossa pele; Além disso, tem um preço alto pelos malefícios que causam, suas embalagens são difíceis de se decomporem e se despejadas de forma incorreta podem parar nos oceanos. Então, a procura por alimentos naturais é a melhor alternativas para sua saúde e a do planeta.


PLANTAR:

O contato com a natureza é essencial, portanto, plantar árvores, mudas, ervas ou flores são sempre bem-vindas ao meio ambiente e também para que os pequenos tenham contato com a terra e as plantas, então levem-os juntos para fazer parte desse momento, garantimos que será muito divertido para eles! 


     E claro, se eles já forem um pouco maiores ocorrerá uma mudança de hábitos, mas muito diferente da necessária entre os adultos, pois já terão a conscientização desde sempre para concretizarem suas próprias escolhas no futuro. As crianças são uma parte muito importante de nossa sociedade e perceber que vivemos todos em um mundo só, onde devemos respeitar nossa natureza, animais e todos é fundamental, ainda mais se a escolha for utilizar produtos naturais e orgânicos. Por isso, na Biouté valorizamos muito nossas crianças e temos produtos especiais para eles como a Escova Dental Infantil Mix da The Humble, seu cabo é feito de bambu e as cerdas de nylon 6 com um tamanho perfeito. A marca é sueca e vegana, elas são 100% biodegradáveis e plantadas de forma sustentável. Além disso, por sua fundação Humble Smile Foundation a empresa faz doações para crianças que vivem em áreas vulneráveis com o intuito de sempre manter o sorriso em todos os pequenos. 

Também da marca You&Oil fundada na Lituânia, há uma linha de blends de óleos essenciais orgânicos e veganos especialmente infantis para febre, cólica, tosse, proteção, bons sonhos e até para os primeiros dentes, não é incrível? Para ter acesso ao resto da linha você pode clicar aqui que encontrará outras diversas opções.

 

    Estamos aqui para trazer informação e conhecimento para vocês a todo momento e esperamos que com algumas de nossas dicas possamos ter ajudado à mostrar a importância que é incluir nossas crianças na conscientização sobre sustentabilidade, pois elas são nosso futuro! Fizemos todo esse conteúdo com muito amor e desejamos que tenham gostado. Mande suas perguntas, dúvidas ou ideias por nossas redes sociais que teremos o maior prazer em responder.