Por que investir em produtos cruelty free?

Começamos este artigo com uma pergunta para você, que ama um ritual de skincare e está sempre pesquisando por produtos inovadores, com ingredientes que prometem deixar a pele ainda mais bonita: quantas vezes você se perguntou se os itens que está comprando são cruelty free?

Talvez esse seja um dos fatores essenciais que você leva em consideração ao comprar produtos de higiene pessoal, beleza e afins. Mas nem todas as pessoas sabem o significado de cruelty free, nem a importância de consumir itens que tenham essa característica. Por isso, falar sobre o assunto é tão importante.

O que é cruelty free? 

Em português, o termo cruelty free significa “livre de crueldade” e se refere a produtos que não foram testados em animais durante seu desenvolvimento.

Ele tem se destacado consideravelmente quando o assunto é cosméticos, itens de limpeza e higiene pessoal - até porque não é necessário realizar testes em animais para ter certeza da eficácia dos produtos. 

Por que investir em produtos cruelty free?

As pessoas estão cada vez mais conscientes e buscando por marcas que não utilizam métodos em que os animais sejam cobaias. Afinal, diferentemente do que muitos acham, os resultados por meio desses procedimentos não são precisos e os bichinhos ainda acabam sofrendo. 

Diante da evolução dos testes feitos em laboratórios e de toda a tecnologia que disponibilizamos nos dias de hoje, vai dizer: o teste em animais é totalmente desnecessário e retrógrado.

Os testes mais comuns são realizados em ratos, coelhos, gatos, cachorros, macacos e sapos. As empresas que utilizam esse método alegam que essa é uma forma segura de comprovar que os produtos podem ser usados pelos seres humanos sem afetar sua saúde.

Mas de acordo com especialistas e ativistas ligados ao direito dos animais, muitos dos experimentos não são eficazes porque o organismo dos mamíferos e anfíbios usados como cobaias não têm relação com o da espécie humana.

Além disso, em muitos dos testes os animais passam por procedimentos cirúrgicos e laboratoriais sem a aplicação de anestesia - o que não faz sentido e chega a ser considerado antiético, quando existem os testes in vitro, em que é possível descobrir se um produto faz mal a partir de um teste em estruturas de tecido 3D, produzidas a partir de células humanas.

Como saber se a marca e o produto que eu gosto são cruelty free?

É importante ter em mente que nem toda marca, nem toda empresa, que vende um produto livre de crueldade animal é considerada cruelty free. Isso porque sim, o produto em si pode não ter sido testado em animais, mas e os ingredientes usados em sua composição? Foram ou não?


Uma marca cruelty free tem a certeza de que todos os componentes do cosmético que vende, por exemplo, não foram testados em nenhum animal. 

Nesse caso, para saber se tanto a empresa, quanto o produto são de fato cruelty free, indicamos que você busque sempre por certificações de organizações como a PETA e a Leaping Bunny. Caso a marca não tiver nenhum selo e ainda se diz livre de crueldade animal, questione.

Tem esses selos cruelty free? Pode ficar tranquilo!

Como falamos anteriormente, por meio das certificações você consegue saber se o seu produtinho preferido de skincare, se a maquiagem que você usa e outros produtos são de fato cruelty free. Ok, e quais são esses selos? A gente conta agora: 

Choose Cruelty-Free 

A Choose Cruelty-Free, ou CCF, é uma organização independente e sem fins lucrativos, com sede na Austrália. Desde 1993 produz uma lista de produtos cruelty free para os australianos fazerem escolhas que não maltratem animais. 

Leaping Bunny

A Leaping Bunny é uma organização formada por oito grupos que se uniram para manter a compra de produtos cruelty free mais fácil e confiável. E para ganhar essa certificação a empresa deve seguir uma série de especificações

Peta Approved

A PETA, People for the Ethical Treatment of Animals, é a maior organização mundial que luta pelos direitos dos animais. Tem mais de 6,5 milhões de membros e apoiadores. Só aí já dá para ver sua seriedade e esse selo nos deixa muito mais tranquilos, fazendo com que tenhamos a certeza de que o produto é livre de crueldade e aprovado pela instituição.

Então já sabe: na hora de comprar qualquer cosmético ou item para sua higiene pessoal, opte sempre por produtos que sejam cruelty free e que tenham certificações como essas.

Nós, da Biouté, buscamos sempre o melhor para você. Prezamos por sua saúde, por seu bem-estar e, claro, pela natureza. Pois cuidar do nosso planeta, da nossa casa, é uma forma de cuidar da gente. 


O autocuidado vai muito além de uma pele hidratada. Cuidar de si também é fazer boas escolhas, comprar produtos que façam bem para a sua saúde e para a natureza, itens que contribuam com o todo. 


Por isso, em nossa loja online você encontra produtos vindos de uma curadoria de marcas confiáveis e com propósito. Elas são cruelty free, naturais, orgânicas e veganas.

Nós acreditamos que a construção de um mundo melhor é de dentro para fora. Bora fazer parte disso com a gente? <3