Por que usar desodorante natural? 5 motivos para deixar o desodorante tradicional

Algumas pessoas transpiram mais porque estão nervosas. Outras, porque precisam se dividir entre as várias tarefas do dia a dia: o trabalho, os estudos, os afazeres de casa… Também tem aquelas que suam ao praticar exercícios físicos. E todas elas, inclusive você, que está lendo, precisam lidar com um objetivo em comum: combater o mau cheiro provocado pelas axilas. Como fazer isso? Usando um bom desodorante natural.

Se você já leu ou ouviu falar sobre ele em algum lugar, mas tem dúvidas, a gente explica: o desodorante natural é feito com ingredientes naturais (geralmente orgânicos); não contém substâncias químicas prejudiciais à saúde, como o alumínio, e permite a transpiração natural da pele, ao mesmo tempo em que diminui a proliferação das bactérias que causam o famoso “cecê”.

É a opção ideal para quem busca manter um estilo de vida natural e consciente, cuidando de si e da natureza - até porque os desodorantes naturais não possuem substâncias nocivas ao planeta e não são testados em animais. 

Qual é a diferença entre o desodorante natural e o antitranspirante?

O antitranspirante, opção tradicional que encontramos nas farmácias e supermercados, também é conhecido como antiperspirante. Ele é composto por alumínio, substância que bloqueia as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor, e reduz a transpiração. 

Também podemos encontrar triclosan em sua fórmula, substância capaz de gerar alergias, coceiras e escurecer as axilas. E parabenos, que também causam alergias e o envelhecimento precoce da pele. 

Já o desodorante natural, como comentamos, é livre dessas substâncias e, ao invés de bloquear as glândulas sudoríparas, ajudam o corpo a transpirar normalmente. Ou seja, você continuará suando, mas ele irá mascarar o odor provocado pelas bactérias que decompõem o suor. Como ele faz isso? Por meio de óleos essenciais com propriedades antibacterianas e ingredientes como alúmen de potássio, aloe vera, amido de milho, glicerina, entre outros.

O que é o alúmen de potássio, presente no desodorante natural?

O alúmen de potássio, presente em muitos desodorantes naturais - principalmente no formato cristal -, é um mineral natural, antibacteriano, vindo diretamente da natureza. Ele ajuda a prevenir o mau odor das axilas, sem impedir a transpiração.

E sim, ele possui alumínio, mas calma: ao contrário do cloridrato de alumínio, presente nos antitranspirantes, o alúmen não faz mal para a saúde porque suas moléculas são grandes e não são absorvidas pelo corpo, por isso ele permite a transpiração e a liberação de toxinas. 

5 bons motivos para usar o desodorante natural a partir de agora 

Agora você já sabe o que é um desodorante natural, qual é a diferença entre ele e os antitranspirantes e o que é o alúmen de potássio. Então chegou a hora de descobrir quais são os benefícios dessa opção que não agride sua saúde, muito menos a natureza. Confira nossa lista e descubra 5 motivos para deixar o desodorante tradicional de lado agora mesmo!

1 - Desodorante Natural é eficaz e dura mais 

O desodorante natural, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é tão eficaz quanto os tradicionais - mas é necessário que você o aplique mais vezes durante o dia, levando em consideração sua rotina. Sua proteção se mantém por 24 horas e um frasco de 120g, por exemplo, pode durar até 2 anos!

2 - Existem vários tipos de desodorantes naturais. Escolha o que mais combina com você!

Como você prefere seu desodorante natural: em pedra, creme, stick, roll-on ou spray?
Seja qual for a sua escolha, saiba que há uma opção natural esperando por você. Lembrando que o roll-on tende a ser melhor aderido pela pele. O em creme hidrata ao mesmo tempo em que protege; o stick é ótimo para ser carregado na necessaire. E tanto a pedra, quanto o spray são práticos de usar. E aí, qual você vai escolher? Lembrando que também há desodorantes naturais sem fragrância. 

3 - Tenha uma pele mais hidratada e menor propensão a alergias com o desodorante natural

Por ser feito com ingredientes naturais e não conter substâncias químicas, o desodorante natural é a melhor opção para quem tem a pele das axilas mais sensível e propensa a alergias. Os óleos essenciais e extratos vegetais também deixam a região mais macia e hidratada, evitando o ressecamento - diferentemente dos antitranspirantes tradicionais.


4 - O desodorante natural respeita a fisiologia da pele

Nosso corpo precisa transpirar. E ao contrário dos antitranspirantes, o desodorante natural deixa a pele realizar esse processo normalmente - o que reduz a vermelhidão, coceira, bolhas e a sensação de queimação nas axilas.

Lembrando que o suor é importante para regular a temperatura do corpo, por isso é importante que ele ocorra de maneira natural, sem a obstrução dos poros - algo que o desodorante natural não faz e, ainda assim, ajuda a eliminar os odores indesejados. 

5 - Desodorantes naturais são livres de crueldade com os animais e não agridem o meio ambiente

Nada melhor do que usar produtos que cuidam de você e não fazem mal para o planeta, certo? Os desodorantes naturais são cruelty free, ou seja, não são testados em animais. Também não possuem substâncias químicas que podem prejudicar nossas águas e solo. Além disso, grande parte das embalagens podem ser recicladas e as marcas têm todo um propósito, uma preocupação com nossa natureza. Legal, não é? :)

3 marcas de desodorantes naturais para ficar de olho

Quer começar a se aventurar no mundo dos desodorantes naturais, mas não sabe em quais investir? Conheça 3 marcas que nós amamos e que têm ótimas opções.

- A Alva é uma marca alemã que surgiu em 1988 e acredita que os cosméticos veganos também podem ter alta performance, de uma maneira ética e sustentável. O Kristall-Deo Stick Sensitive é um dos destaques da sua linha de desodorantes naturais. Ele é o resultado de décadas de pesquisa em desenvolvimento sustentável de cosméticos, sendo muito prestigiado ao redor do mundo - inclusive no Brasil.

- Já a Lafe’s é uma marca americana, também referência em desodorantes naturais. Desde 1997 cria suas próprias fórmulas, com ingredientes puros, naturais, e de alta qualidade. Entre os queridinhos da marca, podemos citar o Cristal Rock Stick.

- A Urtekram é muito conhecida por sua linha de hidratantes e produtos para o banho e ela também conta com desodorantes naturais. Todos os produtos são de origem 100% natural e orgânica certificada pela Ecocert acordo com as diretrizes da Norma Orgânica COSMOS. E o nosso destaque vai para o Desodorante Orgânico Natural Roll-on de Eucalipto

Lembrando que todas essas marcas e produtos estão na nossa loja online, viu?
Antes de fazer a transição do desodorante tradicional para o natural, é importante que você saiba que o desodorante natural precisa ser reaplicado ao longo do dia, de acordo com a sua rotina. Alguns fatores, como a alimentação e o estresse, podem aumentar a transpiração durante o dia. 

Ao sair do banho, pode aplicar o desodorante logo de cara. Lembre-se, o mau odor vem das bactérias, e não do suor em si. Você está fazendo uma transição e é necessário paciência durante o processo. Com o tempo você verá que os benefícios valem a pena e irá adotar de vez o desodorante natural. 

Gostou das nossas dicas? Se tiver dúvidas, é só deixar nos comentários.
Até a próxima! :)