Qual a ordem correta para usar os produtos de skincare?

Você sabe qual é a ordem correta para usar os produtos de skincare? Já se passou a época em que cuidar da pele era assunto raro dentro do nosso dia a dia. Hoje, se preocupar e fazer a rotina de skincare se tornou comum, passando a ser um momento tão importante e necessário quanto qualquer outro cuidado e bem estar do nosso corpo. Entretanto, nem todo mundo sabe por onde começar e quais produtos para a pele deve utilizar.

Por isso, resolvemos trazer um passo a passo para ajudar você na hora de identificar qual a ordem de produtos necessária para um skincare bem feito.

Diante de tantos produtos e de tantas opções, por onde começar?

Antes de tudo, você precisa entender o seu tipo de pele e o que ela precisa, para assim ter um objetivo para melhorá-la. É muito importante identificar se ela possui muitas acnes e/ou cravos, se precisa de um rejuvenescimento, se o foco é o cuidado das manchas, etc. Dependendo do que sua pele precisa, você terá uma sequência de skincare específica.

Assim, escolhido o objetivo, é hora de separar os produtinhos e descobrir a ordem de produtos correta para a sua rotina de skincare.

 

  1. Limpe a pele

Em primeiro lugar, o passo principal de qualquer rotina de skincare é a LIMPEZA! Antes de começar a tratar os problemas específicos e aplicar os demais produtinhos, sua pele precisa estar o mais limpa possível. Assim, ela estará livre de sujeiras e absorverá melhor os demais produtos.

Ao acordar, enxague bem o rosto e utilize um limpador em barra, líquido, gel ou espuma. Esfregue delicadamente a ponta dos dedos sobre o rosto e, após você sentir que já limpou o suficiente, enxague o rosto com abundância, retirando todo o produto. Na hora de secar, seque delicadamente, dando batidinhas leves para não irritar a pele.

Observação: É nesse momento que você pode fazer uma limpeza mais profunda com um esfoliante. Entretanto, o indicado é esfoliar a pele no máximo de 1 a 2 vezes por semana, fazendo movimentos delicados.

  1. Tonifique os poros

Logo após secar a pele, é hora de TONIFICAR! A principal função da tonificação da pele é o equilíbrio do pH, uma vez que a limpeza na etapa anterior pode causar esse desequilíbrio. Contudo, outra função da loção tônica facial, assim como a água micelar, é a eliminação de todas as impurezas que as camadas mais profundas da nossa pele acabam armazenando.

Aplique a loção tônica sobre um algodão limpo e faça delicados movimentos circulares sobre a pele, deixando o produto remover as sujeiras e ao mesmo tempo entrando nos poros. Caso prefira, a tonificação pode ser feita com a ponta dos dedos, espalhando bem o produto sobre a pele toda.

  1. Trate o que precisa

Agora, nesta etapa do skincare, seu rosto já está limpo e tonificado. Sendo assim, é a hora de cuidar das especificações da sua pele! É importante a aplicação desses produtos antes das próximas etapas, para que a absorção deles pela pele seja mais eficaz.

É aqui que você pode usar, por exemplo, as máscaras naturais, séruns e produtos para a região dos olhos. Essas escolhas dependem da identificação prévia nas decisões dos produtos sobre o que sua pele está necessitando.

  1. Hidrate sempre

Caso você não precise de nenhum cuidado especial, pode ir direto para essa etapa muito importante da rotina de skincare: a HIDRATAÇÃO. Após passar por todos os tipos de cuidados nas etapas anteriores, a pele pode acabar mudando. Sendo assim, a hidratação acaba ajudando para que o famoso efeito rebote não aconteça. Muitas pessoas acham que a hidratação é apenas para peles secas, mas estão enganadas. Hidratar a pele é essencial para TODOS os tipos de pele.

Passe o hidratante em creme, óleo, máscara ou concentrado delicadamente, tendo um cuidado para aplicar em todas as partes do rosto. Antes de seguir para a última etapa, espere alguns minutos necessários até você perceber que o hidratante já foi absorvido.

  1. Proteja durante o dia

Agora que você já limpou, tonificou, tratou e hidratou a pele, chegamos ao último passo da rotina de cuidados diários, a PROTEÇÃO com filtro solar. É essencial a escolha correta do tipo de protetor solar ideal para o seu tipo de pele, pois a decisão errada pode anular os passos anteriores do skincare. Uma boa opção são os filtros solares minerais e orgânicos.

Se for sair de casa ou não, se fizer sol ou chuva, o filtro solar tem que ser aplicado TODOS OS DIAS, sendo um produto indispensável no seu dia a dia de cuidados com a pele. O uso do filtro solar também é muito indicado para quem trabalha em frente à tela do computador ou do celular.

Qual a importância do skincare natural?

Quanto mais naturais e livres de ingredientes artificiais forem seus produtos para skincare, melhor será para a sua pele. Afinal, ao optar por um skincare natural você estará colocando produtos menos agressivos no seu rosto, porém longe de serem menos eficazes.

A Biouté possui uma grande variedade de produtos para sua rotina de skincare natural. Limpadores, esfoliantes, tônicos, hidratantes, máscaras, séruns, e muito mais. Conheça toda a linha clicando aqui.

Você conseguiu anotar todo o passo a passo para não esquecer da ordem de produtos correta para a rotina skincare? A gente espera que você tenha pegado tudo! Fique de olho em nosso blog para mais conteúdos como este. Até a próxima!